Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO lixo faz parte da rotina diária do ser humano desde o tempo da era paleolítica, como nômades o lixo deixado nessa época eram decompostos em poucas semanas. Mas, a medida que o ser humano foi evoluindo, começou a criar ferramentas mais rebuscadas como cerâmicas, vestimentas e ferramentas para caça.
Até então o lixo não era um problema ambiental, dado que o impacto era praticamente nulo, já que tudo ou era biodegradável, ou não tinha impactos no meio ambiente. Com o passar do tempo foi evoluindo cada vez mais até chegar à revolução industrial, onde ai sim a questão do lixo ficou mais séria.
Foto de Tom Fisk: https://www.pexels.com/pt-br/foto/drone-shot-de-landfill-3186574/
Por muitas eras o lixo não recebia a importância devida, onde não era ligado a doenças como se descobriu depois. E eram jogadas em qualquer lugar, como terrenos baldios, praias, rios e até mesmo enterrado no quintal da própria casa.
O lixo se torna um problema de saúde por que atraem roedores e outros animais, além-claro da proliferação de microorganismos causadores de patógenos como bactérias e vírus.
No Brasil somente a partir de 1822 que iniciou um processo de coleta de lixo no Brasil por iniciativa governamental, e ainda sim era muito precário.
Com a revolução industrial que começou a partir da metade do século XVIII, o processo de produção de produtos em massa se iniciou e também surgiram muitos produtos a base de plástico e outros materiais que se acumulavam e causavam danos ao meio ambiente.
Esse problema apenas se agravou com o tempo, onde hoje a poluição do planeta é significativamente perigosa para o meio ambiente e consequentemente para nós.
Devido aos problemas ambientais que foram comprovados assim como problemas de saúde pública devido ao lixo, diversas medidas foram tomadas desde o governo se comprometer a recolher o lixo até o surgimento de coleta seletiva de lixo.
A coleta seletiva de lixo se tornou um grande aliado no combate a poluição, já que cerca de 30% do lixo encaminhado para lixões podem ser reciclados, em um processo bom para o meio ambiente e para sociedade, já que gera empregos.
Foto de Vladislav Vasnetsov: https://www.pexels.com/pt-br/foto/lixeiras-de-plastico-de-cores-variadas-2682683/
Hoje é comum todos os ambientes terem uma lixeira, mas foi um longo caminho até chegar a esse ponto e esse nível de consciência e conhecimento.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia mais