Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO café faz parte da rotina de muitas pessoas, seja na pausa do trabalho, no happy hour ou mesmo durante a rotina de trabalho e estudo. Esse gosto pelo café está presente em todos onde cada possui suas peculiaridades onde o café pode ser sem açúcar, com açúcar, com leite e tantas outras opções.
Porém, os conhecidos copos de café para viagem, ou seja, os copos descartáveis são produzidos e consumido aos milhões e acabam indo para aterros sanitários, rios e lixões a céu aberto e esse é um problema grave que já tem uma solução inteligente e deliciosa, o copo de café comestível.
A ideia surgiu com as australianas Catherine Hutchins e Aniyo Rahebi em 2020 onde ao perceberem que 2,7 milhões de copos de café são descartados diariamente na Austrália, um material que polui e por possuir plástico sua decomposição é muito demorada. E para mudar isso criaram o copo de café comestível feito para serem 100% biodegradáveis com a criação da startup Good Edi.
O copo é como se fosse um cone de Waffle que pode ser comido ou mesmo descartado sem qualquer problema, e é feito a partir de ingredientes veganos de origem ética e com base de grãos.
Por ser um copo comestível, o maior desafio no desenvolvimento do copo é de sua construção conseguir se manter mesmo com líquidos quentes, e hoje o copo suporte líquidos quentes por até 45 minutos.
Sem dúvidas o que ajudou no financiamento do projeto foi Aniyo ter vencido o Programa HATCH: Taronga Accelerator, recendo assim $50.000 como vencedores. Além do prémio, também ocorreu um financiamento coletivo o que conseguiu levantar fundos suficiente para a produção do produto e que também trouxe uma maior visibilidade para o copo comestível Good-Edi.
Poluição por lixo é constante e ocorre diariamente até mesmo por atitudes que nos parece tão simples e inofensivas como tomar um café em um copo descartável ou mesmo uma água. E inovações como a Good-Edi faz muita diferença o que pode mudar a concepção de muitas pessoas que ainda não perceberam o quanto os recursos do planeta são limitados por isso devem ser preservados ou consumidos com consciência.
O copo comestível para café não é o primeiro que biodegradável que postamos no blog e não será o último, aqui já passaram o plástico comestível, canudos biodegradáveis, caixa de ovos que viram plantas e muitos outros projetos sustentáveis e inovadores.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia mais