Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisProduto biodegradável é um produto que em sua composição é utilizado materiais que após o uso o produto possa ser degradado rapidamente no meio ambiente com menor impacto possível. Isso se deve por conta de microorganismos que degradam o material a ponto do material ser absorvido inteiramente pelo meio ambiente.
Um dos fatores que determinam um produto serem biodegradável está relacionado ao tempo onde o mesmo demora a ser decomposto, no caso de produtos biodegradáveis em poucas semanas o mesmo já é decomposto enquanto outros produtos como o plástico PVC apesar de o mesmo poder se degradar no meio ambiente o tempo que leva para isso ocorrer de 10 a 20 anos.
Produtos fabricados a partir de papel, por utilizar a matéria-prima celulosa o papel é biodegradável sendo consumido rapidamente na natureza.
Exemplo de produto biodegradável são produtos que utilizam celulose como é o caso da embalagem sustentável lançado pela OMO, como também é o caso da embalagem de ovos que além de utilizarem celulose possuem sementes em seu interior, ou seja, uma caixa de ovos que pode ser literalmente plantada.
Diariamente cada ser pessoa gera na média de 800 gramas até 1,5 kg de lixo onde somente cerca de 3% desse lixo é reciclado e o restante sendo encaminhado a aterros e lixões. E tudo que não é biodegradável levará anos para se decompor onde muito dos materiais são tóxicos ao meio ambiente.
Nossos recursos no planeta são limitados, o que em muitos setores mudar a forma de fabricação de produtos e extração de matéria-prima. Um processo que tem sido utilizado é a economia circular onde visa utilizar os recursos causando o menor impacto possível no meio ambiente onde o que não é biodegradável é reaproveitado.
Diante de tantos problemas relacionados ao lixo e a poluição dos oceanos, estão surgindo diversas alternativas e estudos sobre materiais e biodegradáveis como é o caso do plástico biodegradável. Além do plástico biodegradável existem outros materiais que estão sendo estudados e até mesmo lançados para uso como é o caso, por exemplo, do pesticida a base de pequi.
Fonte: https://www.fortunacools.com/
https://www.onghutco.com/
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia mais