Todo lixo que geramos tem um impacto no meio ambiente, um problema que continua crescendo visto que a poluição na terra e na água é sem dúvidas sem precedentes, com o lixo plástico nos oceanos chegando a 14 bilhões de toneladas.
Uma das formas de resolver esse problema é através da reciclagem do lixo, e o primeiro passo é separar o lixo corretamente de acordo com sua composição.
Os lixos orgânicos são todos aqueles que possuem origem biológica, ou seja, restos de alimentos e qualquer outro derivado de matéria biológica. Uma característica forte desse tipo de lixo é em seu tempo de decomposição que pode ser de dias até 3 meses como é o caso de cascas de frutas e legumes.
Pode sim, mas é um processo diferente do que ocorre com outros tipos de materiais. O lixo orgânico é geralmente utilizado em compostagem para fabricação de fertilizantes naturais. Outro processo comum para a reciclagem do lixo orgânico está na produção de biogás.
Mas esses processos não são utilizados por cooperativas de reciclagem, onde o foco são apenas materiais inorgânicos. E você pode reciclar seu lixo orgânico em casa através de uma composteira.
Quando o lixo não é reciclado e enviado para o lixo comum o mesmo não será reciclado e sim encaminhado para lixões e aterros sanitários. Não reciclar o lixo faz com que todos percam, o meio ambiente pela poluição e a sociedade pela economia, tanto na questão de geração de renda quanto na utilização de materiais mais baratos para produção de novos produtos.
A importância de separar o lixo inorgânico do orgânico está no processo da coleta seletiva, e cada material deve ser separado de acordo com sua composição. Existem lixeiras para coleta seletiva que utilizam cores e nomenclaturas para definir cada material.