Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisAquecimento global e poluição por lixo é um problema muito grave, porém, apesar dos sinais causados pela poluição, a conscientização sobre meio ambiente ainda parece estar muito distante da ideal, visto que a coleta seletiva de lixo ainda é muito pouco significativa em relação à quantidade de lixo gerada diariamente no país, e no mundo.
Existem atualmente muitos recursos para um destino correto para o lixo que geramos diariamente, como a coleta seletiva de lixo e apoio governamental, mas por falta de conscientização não evoluímos de forma significativa.
A terra tem 4,6 bilhões de anos assim como o próprio sistema solar, é fato que durante esse período houve muitas mudanças e adaptações, extinções e surgimento de novas espécies até a chegada do ser humano moderno a cerca de 150 mil anos atrás.
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-aproximada-do-planeta-terra-45208/
Desde então a evolução do ser humano no planeta se tornou cada vez mais acentuada a ponto do mesmo começar a modificar o planeta, criando ferramentas, se adaptando a climas e se espalhando por todo o planeta. Com a medicina moderna surgiu então penicilina que foi uma revolução e muitos outros tratamentos que aumentaram consideravelmente a expectativa de vida.
Com a revolução industrial houve enormes mudanças no modo de vida e em toda a evolução industrial, que além de novas tecnologias também teve muitas consequências negativas para o planeta no sentindo ambiental.
Foto de Anna Shvets: https://www.pexels.com/pt-br/foto/terra-globo-mundo-planeta-4167565/
E todas as mudanças que o ser humano em realizado na terra desde então está alterando e destruindo o planeta, como a produção de plástico e o descarte em larga escala, a liberação do CO² na atmosfera alterando assim a temperatura do planeta, os desmatamentos e tantas outras atitudes.
Apesar de mudanças no planeta, as mudanças levam tempo para acontecer o que não é de fácil percepção para o ser humano. Algumas mudanças levam muitos anos para ocorrer e considerando a expectativa de vida do ser humano, pode passar despercebido.
Outra questão também é a falsa idéia de viver em um planeta que tudo é infinito, que tudo que temos sempre existiu e sempre vai existir.
Foto de Vlad Chețan: https://www.pexels.com/pt-br/foto/escavacao-de-mineracao-em-uma-montanha-2892618/
Então são muitos fatores que pode levar uma pessoa desconsiderar o cuidado com o meio ambiente como, por exemplo, o hábito de jogar o lixo no local certo, consumir produtos com consciência evitando plásticos e produtos que não podem ser reciclados entre outras atitudes que podemos ver no dia a dia das pessoas.
Os recursos do planeta são finitos assim como planeta é finito, então à medida que é consumido recursos e, em simultâneo, polui o planeta, chegará a um momento onde literalmente não haverá outra escolha a não ser buscar recursos de produtos já consumidos, a reciclagem. Já em relação à poluição, dependendo do grau de poluição poderá ser um processo irreversível, como está acontecendo com o microplástico nos oceanos e no ar que respiramos.
Sim, positivamente existem ONGS, startups e muitos projetos que são amigáveis ao meio ambiente, desde projetos para a limpeza dos rios e oceanos até projetos para substituição do plástico convencional e recentemente um estudo australiano de larvas de besouro que decompõem o plástico.
Ou seja, com o foco certo é possível sim, mudar o cenário e utilizar alternativas energéticas e de matéria-prima para evitar maiores danos ao meio ambiente, e preservar o que é literalmente a nossa casa, o planeta que vivemos.
A economia circular é um modelo econômico que tudo que é fabricado é feito para ser durável e reutilizável, dessa forma evitando que o material seja descartado e evitando também a necessidade de extração de novas matérias-primas para mais produções.
Na Europa atualmente passa por uma transição para a economia circular, confira aqui sobre a economia circular na Europa, onde muitos países já estão adaptados ao novo modelo, visando justamente um menor impacto ambiental e menor dependência de novas extrações de matéria-prima.
Diante de tantos problemas relacionados a poluição por lixo, uma medida que pode fazer muita a diferença é a coleta seletiva de lixo, que apesar de estar caminhando a passos curtos, é um cenário que pode melhorar conforme mais pessoas são conscientizadas sobre o a coleta seletiva.
O que pode ser feito desde incentivo em comunidades, condomínios e até mesmo em bairros. A coleta seletiva de lixo pode ser feita também na própria residência já que existem recursos para isso acontecer desde lixeiras para coleta seletiva individual com partições e até cooperativas que estão dispostas a recolher o material reciclado.
Atualmente existem projetos que abrangem várias cidades que tem um grande potencial para se espalhara para outros estados e cidade como é o caso dos recicleiros, que é uma grande evolução na coleta seletiva de lixo e um grande gerador de empregos.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia maisAprenda passo a passo como realizar a coleta seletiva
Leia mais